Publique neste blog notícias, fotos, vídeos etc., das atividades do UNICIDADE no seu município, enviando as informações para "gilvandsousa@gmail.com". P A R T I C I P E ! ! !

sexta-feira, 29 de julho de 2011

IRRADIANDO O AMOR EM SÃO ROQUE

27 DE JULHO: O dia começou com uma missa no Mosteiro Cristo Rei onde confiamos o nosso dia que teve três programas, deixamos o convite da nossa programação e pedimos para as irmãs rezarem para o nosso projeto.

Estive preso e foste me visitar...
Nossa manhã começou com a visita junto com a Pastoral Carcerária na Cadeia Pública de São Roque. No primeiro momento nos sentíamos um pouco apreensivos, para alguns de nós era a primeira vez que entravam em uma cadeia, porém a presença da Pastoral nos ajudava a mover-se naturalmente entre eles.

Como fomos prontos a "fazer-nos um" com todos, começamos por interessar-nos pelos trabalhos manuais que faziam. Logo um deles chamou a todos para nos escutar, cantamos algumas canções, nos apresentamos, contamos experiências, depois eles também cantaram algumas canções, nasceu um intercâmbio de talentos musicais entre nós, muito simples, porém nos ajudou muito a sentir-nos em confiança com eles e eles com a gente. Fomos tratados com muito respeito e alguns se aproximavam para contar suas experiências, algo de suas vidas ou necessidades.

Vários se aproximaram para agradecer, dizendo:
“É importante para nós a visita de vocês, voltem outras vezes” (entre 19 e 21 anos).
“Eu já fui preso várias vezes, e agora estou aqui, mas sou inocente. Quando eu estava livre eu vim várias vezes na cadeia para visitar-los, porque é muito importante para nós isso que vocês estão fazendo” (entre 45 e 50 anos).
“Meu pai bebia muito, era ausente na nossa vida, agora ele é evangélico, mudou bastante. Eu fiz coisas erradas, faz quatro meses que estou aqui dentro, porém eu quero mudar também”. (entre 19 a 22 anos).

Para concluir fizemos uma oração guiada pela Pastoral carcerária, e todos se uniram para rezar. Ali dentro tem uns 120 presos, a maioria deve ser menor de 25 anos, isso foi muito forte para nós! Sentimos a alegria de conhecê-los, ver o trabalho maravilhoso da Pastoral ali dentro, sobre tudo sentimos a importância de ser puros de coração, acreditando que eles podem mudar de vida, recomeçar.

Ide pelo mundo inteiro e anunciai...
À tarde fomos ao Lar Mãe da Providencia. Eram umas 40 pessoas mais ou menos. Entre elas alguns eram servos, outros acolhidos e alguns visitantes. Apresentamos a historia do Ideal e logo a após o tema “A Palavra de Deus” de Chiara, contamos experiências. Sentimos-nos logo em família, nos escutavam com muito interesse e acolhiam de coração aberto. Depois fizeram algumas perguntas espontâneas sobre o Movimento.


Algumas impressões: “Eu adorei compartilhar a Palavra de Deus e Nossa Mãe Senhora Aparecida, ela que é a nossa Providencia.”; “Gostei muito, temos algo em comum. Deus os abençoe, sigam em frente!“; “Foi muito importante para mim, eu entendi que não é a quantidade de coisas que eu faço, mais a qualidade”.


Vejam como eles se amam...
Voltando do Lar passamos na casa do Elias, um aderente do movimento, para fazer-lhe uma surpresa já que era seu aniversário. Ele e a sua esposa ficaram felizes, naturalmente nasceu uma linda comunhão de almas entre nós. Para concluir nosso dia fizemos um lanche juntos na “sede unicidade” e fomos ao cinema. Pensamos que seria legal convidar alguns jovens para criar um espaço diferente com eles. Rita, uma jovem que foi gen3 e agora não está mais participando nos acompanhou. Durante o lanche fizemos um resumo de todo o filme, ressaltando os pontos positivos, para que fosse visto com um olhar novo, não como um cine a mais. Foi legal que tanto Rita como o Leo nos contavam as partes que mais lhe chamaram a atenção, porque vivido de uma forma nova, era um construir também ali no cinema a unidade entre nós e com Deus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário