Publique neste blog notícias, fotos, vídeos etc., das atividades do UNICIDADE no seu município, enviando as informações para "gilvandsousa@gmail.com". P A R T I C I P E ! ! !

segunda-feira, 25 de julho de 2011

ESPECIAL: GEN 3 NA ITÁLIA - 2º DIÁRIO

Diário 2: No Centro da Obra

Hoje, 21/7, tomamos o café da manhã e nos dirigimos ao Centro da Obra, em Rocca di Papa. Giorgio Marchetti (Fede) nos acolheu em nome de todos. Foi um momento muito profundo. Ele nos contou toda a sua aventura de seguir Deus no caminho aberto por Chiara. Nessa aventura, veio em evidência sua ida e permanência no Brasil. Durante todo o tempo, ele esbanjou o português! Algumas das perguntas que os Gen3 fizeram para ele: Por que esse nome “Fede”? Por que, muitas vezes, a vontade de Deus não é igual à minha? No meio das incertezas da vida, como posso escolher Deus e ter a certeza de que fiz a escolha certa? Quem é Jesus abandonado para você? O que tenho que fazer se sinto dentro o chamado a seguir Deus no focolare?  Como me dominar diante dos impulsos, da TV, da internet... do mundo que quer nos escravizar? Como foi que você se sentiu quando chegou no Brasil e encontrou um mundo, um povo muito diferente da Itália? Você, depois de ter feito tanto pelo Movimento, se sente um homem feliz e realizado?

Foram respostas que caiam bem no coração de cada Gen3. Fede que quer dizer fé, “acreditas nisso”, disse Jesus à Marta e Maria, após ressuscitar Lázaro. Que não se faça a minha, mas a vontade de Deus. Cada um de nós sabe que o importante é amar e sabe também se está amando ou não. No amor, entendemos o que Deus quer de nós. Eu sou dono da TV, da internet... eu ligo e eu desligo quando quero, portanto, não é isso que me domina, mas minha vontade de amar, de ser verdadeiramente livre. Se amo eu existo, se não amo, não sou nada. O homem é homem quando ama e dá a própria vida por amor. Aprendi a ver o mundo e o homem como Chiara os vê, á minha maior riqueza. Hoje, estou velho mas posso amar, esqueço das coisas, caio, quebrei 4 costelas, quebrei o fêmur, não tenho forças, e tudo isso posso juntar ao sofrimento de Jesus e abraçar com ele o abandono. O entardecer da vida é bonito se alcançamos esse sentido. Confio em vocês. A Obra confia e está nas mãos de vocês. Levem para frente o Ideal que Chiara, as primeiras e os primeiros levaram, Deus sempre vem ao nosso encontro, basta deixarmos a porta aberta. Abra a porta, cedo ou tarde, Ele entrará!

Após esse momento, nos dividimos em seis grupos para conhecer melhor o Centro da Obra. Deogracias, Iride, Iracema, Margarida, Elio e o Centro Gen3 feminino nos conduziram e contaram suas histórias e experiências. Fizemos uma pausa no Centro dos Seminaristas para o almoço e para um momento de lazer na piscina.

À tarde, retornamos ao Centro da Obra e de lá fomos ao Centro Chiara Lubich, um centro que conserva e divulga todo o patrimônio de luz e vida deixado por Chiara. Retornamos ao Centro da Obra e concluímos com a Missa junto aos túmulos de Chiara e de Foco. Um momento onde pudemos renovar o Pacto de Unidade entre nós, com toda a Obra no mundo, com Chiara e com toda a Mariápolis Celeste.

Jantamos e ainda fizemos uma partida de futebol. No final do dia, recebemos um telefonema. Era Fede. "Obrigado, Gen3 da M. Ginetta. A torta da Espiga Dourada que vocês me deram estava uma delícia! Foi a primeira vez que recebo um presente dos Gen3! Vocês entraram no meu coração e no meu focolare!" Desta vez, com os argentinos e os filipinos. Fizemos as orações da noite e fomos dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário