Publique neste blog notícias, fotos, vídeos etc., das atividades do UNICIDADE no seu município, enviando as informações para "gilvandsousa@gmail.com". P A R T I C I P E ! ! !

segunda-feira, 25 de julho de 2011

ESPECIAL: GEN 3 NA ITÁLIA - 3º DIÁRIO

Diário 3: Assis 

22/7: Tomamos o café da manhã com os Gen3 das Filipinas e fomos encontrar os outros Gen3 brasileiros e argentinos para viajarmos juntos para Assis. Em Assis, nos esperava Gianpaolo, um frei que mora na Basílica. Ele nos acolheu na Catedral de Santa Maria dos Anjos. Explicou-nos toda a história de São Francisco e de Santa Clara, da cidade de Assis e da Ordem Franciscana. Depois, fomos conhecer a Porciuncula, a igrejinha (dentro da Catedral) que São Francisco construiu com as próprias mãos. Um momento sobrenatural! Visitamos também a roseira sem espinhos, o convento, o mosteiro de São Rufino, o centro da cidade de Assis. Almoçamos e continuamos a visita no mosteiro onde viveu Santa Clara. Lá, rezamos e pudemos ver o corpo intacto desta santa que após oito séculos de sua morte ainda não se decompôs, antes, fascina e esparrama o perfume da santidade. Tocou o coração dos Gen3 uma frase dita pelo nosso guia: “Clara fazia parte da nobreza de Assis. Deixou tudo e se consagrou a Deus seguindo São Francisco. O que ela pode dizer a vocês, Gen3? Acho que ela diria: ‘vale a pena deixar tudo por Deus, nem conhecemos quem eram suas amigas antes dela se tornar Santa Clara, mas depois que ela se doou a Deus, oito séculos depois, sabemos quem é ela, sabemos o seu nome e o que ela fez pela Igreja. Portanto, deixem Deus agir na vida de vocês. Ele não tira nada, apenas doa”.

Subimos para a Assis dentro dos muros, onde fica a grande Basílica. Os Gen3 entraram, rezaram e nos dirigimos para onde estão os restos mortais de São Francisco. Também aqui foi extraordinário, pois o frei Gianpaolo nos disse: “Francisco nos deixou como maior presente o perdão dos nossos pecados. Quando machucamos, podemos curar a ferida, mas a cicatriz permanece. Com a indulgência concedida pelos papas ao longo de oitocentos anos à quem se aproxima do corpo de Francisco e com humildade e plena consciência de que deseja o perdão de Deus, não só será curado da ‘ferida’ mas também não ficará a marca da cicatriz”. Foi um momento de Deus fortíssimo! Alguns estavam emocionados e podíamos perceber pelas lágrimas que caíam.

À noite, partimos para Loppiano. Em Loppiano, festa, alegria, muitos amigos brasileiros (e irmãos)... Fomos para a Casetta Gen3 “La Scintilla”. Agradecemos a Deus por este dia extraordinário com Francisco e Clara e fomos dormir.

Amanhã iremos para Florença! Todos estão bem. Toda minha unidade, Klésio e os Gen3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário